Notícias

Encontro de Cantares e Janeiras 2020

Cartaz – Edição 2020

Mais um ano mais um Encontro de Cantares de Janeiras. Dando continuidade às nossas tradições, os Cantares das Janeiras refletem aquilo que em tempos era feito por crianças que andavam de porta em porta com um saquito a pedir as Janeiras e à noite, por adultos que, com vários instrumentos, cantavam assim:

Estas casas são bem altas, forradinhas de cortiça, venham dar as Janeiras, ou de carne ou de chouriça; Levante-se minha senhora, dessa cadeira de prata, venha dar as janeirinhas, que está um frio que mata; Estas casas são bem altas, forradinhas de papel, venha das as janeirinhas, em louvor de São Miguel”;

Quando os donos da casa eram generosos e tinham correspondido ao pedido, estes agradeciam com uma quadra em que toda a família era contemplada:

“Esta família sagrada, recebeu-nos com alegria, Deus lhe dê muita saúde, pedimos à Virgem Maria”;

Mas, se pelo contrário as donas da casa não davam nada, então a despedida era diferente e um pouco mal educada:

“Telinca martelo, torna a telincar, são filhos da puxxx, não nos querem dar”;

Não perca, a edição de 2020 realiza-se dia 12 de janeiro às 16:00 junto à Igreja Matriz de São Paio de Gramaços e conta com para além da participação deste rancho anfitrião, com a presença do Rancho Folclórico Santo Amaro de Azurara da Beira e R. F. de São Tiago de Silvade.